Vida em apartamento: saiba em 5 dicas se você está preparada

Ao pensar em viver a dois e construir sua própria família, ou mesmo conquistar privacidade e ter independência, é preciso antes de tudo pensar se você está preparada para uma vida em apartamento. Essa é uma opção muito escolhida por casais que acabaram de se unir ou pessoas que decidiram ter seu próprio espaço. 

Alguns pontos podem encorajá-la na tomada dessa decisão, contudo, devem ser avaliados com calma e tranquilidade, visto que essa escolha poderá influenciar seu futuro. Para facilitar esse processo, trouxemos 5 dicas que podem ajudar a saber se você está preparada para a vida em apartamento. Vamos lá?!

Dicas sobre a vida em apartamento

Para que você possa saber se está preparada para uma vida em apartamento, é preciso conhecer melhor algumas questões como vantagens e desvantagens que esse tipo de imóvel apresenta para o morador. Acompanhe a seguir, avaliando cada uma das dicas sobre morar em apartamento.

1. Boa localização

Uma das grandes vantagens de escolher a vida em apartamento é a localização. De forma geral, os empreendimentos estão situados em regiões centrais em que é difícil encontrar casas disponíveis, ou em áreas estratégicas, como bairros em ascensão, que oferecem conforto e tranquilidade. 

2. Opções de lazer

Outro grande benefício da vida em apartamento é aproveitar áreas de lazer. Tendência atual na maioria dos prédios, o morador pode desfrutar de áreas comuns, brinquedoteca, ideal para casais com crianças, churrasqueira, área gourmet, e outras vantagens.

Essa comodidade leva economia e organização ao lar, permitindo que o morador receba amigos e familiares em áreas personalizadas, sem que seja necessário tumultuar seu próprio apartamento.

3. Valor acessível

Outra dica a respeito da vida em apartamento é relacionada ao preço do imóvel. Enquanto casas costumam ter um valor elevado, seja para compra ou aluguel, apartamentos possibilitam que as despesas da família sejam ainda mais enxutas.

Isso porque, além da diversidade de prédios é possível ainda realizar um investimento com o imóvel ainda na planta, garantindo excelente valor de compra em um imóvel de qualidade.

4. Aumento da socialização

Para aqueles com filhos pequenos, viver em apartamento permite que eles façam amizades e brinquem dentro do próprio empreendimento, garantindo comodidade aos pais e segurança às crianças.

Esse é outra dica primordial para quem busca um local seguro para morar. Muitas vezes, vizinhos de apartamento passam a ser bons amigos, e podem se ajudar em diversas situações, até mesmo como cuidar do cachorro enquanto o outro viaja, visto que, a presença de pets em apartamentos também é permitida.

5. Conviver com regras

Ainda que possa parecer uma desvantagem, a vida em apartamento precisa ser levada respeitando algumas regras. Muitas vezes, o grande problema para quem escolhe viver em um prédio ou condomínio é aceitar que elas existem e devem ser respeitadas. 

Essas normas e regulamentos são desenvolvidos visando facilitar a convivência entre os moradores, contudo, podem se tornar um incômodo se você gosta de fazer tudo a sua maneira e não abre mão do espaço alheio. Afinal, tais regras são relacionadas aos espaços de convívio comum.

No entanto, caso você tenha consciência que, para uma boa convivência entre vizinhos é preciso que algumas regras sejam estabelecidas e respeitadas, a vida em apartamento será perfeita. E caso alguma coisa possa incomodar, sempre haverá um síndico para escutar os problemas e tentar resolvê-los da melhor maneira possível.

Vivendo em apartamento

Se após acompanhar as dicas acima você acha que a vida em apartamento tem vantagens suficientes para você, estando disposta a respeitar até mesmo as regras de convivência do prédio ou condomínio, esse é o perfil certo para adquirir seu primeiro apartamento.

Se você já tem filhos, lembre-se que é importante orientá-los sobre formas pacíficas de dividir alguns ambientes com outros crianças. Além disso, o silêncio deve ser respeitado em períodos da noite e madrugada. 

Caso ainda não tenha filhos mas viva com animais de estimação, é preciso saber respeitar os ambientes de áreas comuns, sempre recolhendo as sujeiras de seu pet.

Muitas pessoas convivem bem com animais, entretanto, o barulho de alguns pode ser motivo de desentendimento entre vizinhos. Você pode evitar isso treinando seu animal e levando-o para passear com frequência, mantendo seu pet sempre tranquilo e feliz.

Ainda que você tenha o perfil ideal para a vida em apartamento, deve sempre ter em mente que nem todas as pessoas que vivem em prédios o possuem. Sempre haverá alguém que não sabe conviver com regras comuns, que faça muito barulho, ou não respeite o espaço alheio. 

O ideal para situações como essas é não entrar em confronto direto com moradores como esse, reportando sua conduta desrespeitosa ao síndico. Dessa maneira, o infrator será advertido e deverá respeitar as regras de convívio social, além de melhorar suas atitudes.

Com as dicas acima, você poderá entender melhor se a vida em apartamento é a ideal para você. Lembre-se que viver com vizinhos pode ser difícil em qualquer tipo de imóvel. Contudo, somente em prédios e condomínios você terá segurança, comodidade e tranquilidade assegurada por regras de convivência. 

Quer saber mais sobre a vida em apartamento? Então, veja como é possível decorar um apartamento pequeno com estilo e economia!

E se você já decidiu que o apartamento é o seu lugar ideal para viver, nós temos uma novidade pra te contar! O nosso pré-lançamento imobiliário está chegando: o UP 1600 Ipiranga. Além de ser o pioneiro com conceito Rooftop do bairro (empreendimento com área de lazer na cobertura), ele está com condições únicas de pré-lançamento. Clique aqui para saber mais e cadastre-se para ter todas os detalhes em primeira mão! 

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? FALE AGORA
COM UM CONSULTOR E SAIBA COMO FINANCIAR!

CERTIFICADOS DE QUALIDADE QUE A URBEN CONQUISTOU AO LONGO DOS ANOS:

Copyright ® Urben. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DGBZ