Imóvel na planta: Dicas para fazer um bom negócio

Comprar um imóvel próprio é o sonho de muito brasileiros. Abandonar o aluguel e investir em um patrimônio sólido é uma das decisões mais almejadas e também temidas, já que muitos não conseguem identificar os cuidados necessários para essa aquisição. Investir em um imóvel na planta requer planejamento para que a negociação seja feita de forma segura.

Com um apartamento na planta, é possível aproveitar vantagens como formas de pagamento facilitadas e valores mais baixos, ainda assim, a atenção deve ser redobrada. Para que você fique por dentro do assunto, preparamos este conteúdo com os principais cuidados que devem ser tomados antes de fechar negócio. Confira!

 

Planejamento financeiro

A primeira pergunta a ser feita antes mesmo de planejar comprar um imóvel na planta, é: o que posso comprar? É comum que os compradores procurem apartamentos em condomínio sem conhecer seu orçamento. Para não perder tempo, realize um planejamento financeiro antes de buscar pelo imóvel.
 

 

Entenda o que está comprando

Para comprar um apartamento na planta é preciso ter organização e saber exatamente o que se está comprando. Como o empreendimento ainda não está pronto e trata-se de um investimento a longo prazo, o comprador deve conhecer a fundo o contrato de compra e também a construtora responsável, evitando problemas no futuro. 

 

Conheça o imóvel na planta

Além da maquete eletrônica do empreendimento, geralmente as construtoras apresentam uma unidade modelo do imóvel durante o período de obras, para que o comprador possa conhecer as dimensões exatas da construção e avaliar melhor o apartamento. Fique atento a questões como a posição do empreendimento em relação às coordenadas e percurso do sol, a fim de garantir boa iluminação e evitar incômodos.

Além de conhecer o imóvel modelo, visite também a região em que o apartamento a ser adquirido estiver localizado. Conheça mais sobre o bairro, a vizinhança, meios de transporte, segurança, trânsito, e áreas de lazer. 

Converse com moradores da área para saber mais sobre o dia a dia do ambiente. Visite a região em diversos horários, na intenção de reconhecer barulhos ou atividades que possam incomodar, como proximidade de bares, boates, aeroportos, e outros.

 

Conheça a construtora

Embora os termos construtora e incorporadora sejam muito confundidos, vale destacar que tratam-se de empresas diferentes. Uma incorporadora é responsável por articular negócios e formalizar registros imobiliários, enquanto a construtora tem como função executar a obra e garantir sua qualidade. 

Para avaliar uma construtora, pesquise sobre sua reputação no mercado civil, visite outros empreendimentos construídos pela mesma empresa e observe as condições das edificações. Não se esqueça de verificar se a construtora tem alguma pendência na Justiça ou órgãos de proteção ao consumidor. 

 

Documentação do empreendimento

Antes mesmo do início da comercialização de um imóvel na planta, seu registro é realizado por uma infinidade de documentos obrigatórios para que sua venda se torne regular, evitando que o comprador esteja sujeito à fraudes e golpes. 

Por isso, antes de fechar negócio, exija toda a documentação do empreendimento que será construído. Solicite uma cópia do memorial de incorporação da obra, e outros documentos que atestem a propriedade do terreno, cálculo da área do imóvel, e projeto de construção aprovado pela prefeitura. 
 

 

Vantagens financeiras

Ao negociar diretamente com a construtora, a aquisição de um imóvel na planta pode ser feita de forma rápida e simples, sendo desnecessário a presença de terceiros. Com atendimento personalizado, é possível assegurar um financiamento adequado para o perfil do cliente, suas possibilidades de pagamento com condições facilitadas, e juros menores.

Além disso, o benefício direto tem maior agilidade na avaliação e aprovação do crédito imobiliário, diferente das instituições financeiras, que exigem grande quantidade de documentos, tornando o processo demorado e burocrático. 

 

Valorização de um imóvel na planta

O imóvel na planta é um grande investimento para o futuro. Ao adquirir o apartamento ainda em construção ou mesmo com a obra sem ter sido iniciada, o imóvel imediatamente começa a ser valorizado. Comprando direto com uma construtora, o proprietário, que receberá seu imóvel totalmente novo, tem seu bem patrimonial valorizado em até 20%, antes mesmo da finalização de suas obras. 

Utilize as dicas aqui apresentadas para adquirir um imóvel na planta sem riscos, garantindo um apartamento de qualidade para sua família, com a ajuda de uma construtora de qualificada e confiança.

Para não perder tempo e continuar por dentro do assunto, saiba o que esperar sobre o crescimento do mercado imobiliário em 2019!

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? FALE AGORA
COM UM CONSULTOR E SAIBA COMO FINANCIAR!

CERTIFICADOS DE QUALIDADE QUE A URBEN CONQUISTOU AO LONGO DOS ANOS:

Copyright ® Urben. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DGBZ