Visita ao imóvel: quais detalhes você deve ter atenção

Depois de fazer algumas pesquisas em busca do primeiro imóvel, é hora de visitá-lo. Este é o momento para avaliar e decidir se o apartamento é realmente a melhor escolha para você. Contudo, para evitar arrependimentos e problemas no futuro, alguns detalhes importantes não podem passar despercebidos na visita ao imóvel.

Mesmo tomando um pouco mais de seu tempo, as visitas presenciais com o auxílio de um corretor de imóveis podem ajudar a evitar gastos, dores de cabeça, manutenções ou reformas, além de garantir que o imóvel é realmente o seu perfil.

Para que você faça um bom negócio e não se arrependa futuramente, vamos ajudar com dicas sobre detalhes importantes que devem ser observados ao realizar uma visita ao imóvel. Continue a leitura para conferir!

A importância da visita ao imóvel

Apesar da grande ajuda da tecnologia para conhecer os empreendimentos, a visita ao imóvel não pode ser dispensada, afinal, é pessoalmente que você poderá conhecer melhor questões como a localização de seu primeiro apartamento, o perfil do bairro, estrutura, dimensões, acabamento, e outros detalhes. Confira as dicas a seguir para saber no que é preciso estar atento.

Estrutura 

Mesmo tratando-se de um imóvel na planta, é fundamental visitar seu futuro apartamento para conhecer suas condições físicas. Verifique paredes, janelas, pisos, azulejos, instalações elétricas e hidráulicas, quantidade de tomadas, pintura e acabamento de todos os cômodos.

Para casos em que o imóvel já tenha sido alugado, avalie também o estado de conservação, testando móveis instalados e o funcionamento deles. Observe a presença de rachaduras, infiltrações, mofo, cupins, e outros fatores que podem se tornar um problema.

Além da estrutura e acabamento do apartamento que pretende morar, você deve observar a conservação do prédio e condomínio. Analise corredores, espaços de lazer, salões de festa, e outros espaços em comum para verificar a qualidade do empreendimento como um todo.

Localização

A localização é um fator importantes a se avaliar na visita ao imóvel, principalmente se esse for um ponto forte nas sua prioridades para a escolha. Observe se o condomínio é próximo a comércios, transportes públicos, áreas de lazer, serviços públicos e lugares que fazem parte de seu dia a dia.

Percorra ruas próximas e faça perguntas aos moradores sobre a infraestrutura, acessibilidade e serviços daquela região, dessa forma, é possível entender um pouco o que você deverá esperar morando na área.

Medidas

Muitas vezes as fotos anunciadas ou a planta baixa não permitem uma visão real da metragem dos cômodos. Com a visita ao imóvel você pode obter essa informação, medindo cada um dos espaços e assegurando que seus móveis e eletrodomésticos tenham o devido espaço.

Segurança

Outro dos itens mais importantes a se considerar durante a visita ao imóvel é a segurança. Verifique se trincos, portas e fechaduras estão funcionando normalmente. Observe se o condomínio conta com sistema de segurança, câmeras, interfones, e portaria 24 horas, garantindo tranquilidade e conforto para você e sua família caso escolham o apartamento.

Ventilação e iluminação

Um detalhe que poucas pessoas acabam valorizando é a orientação solar do imóvel, assim como circulação de ar. Para conferir se os cômodos recebem iluminação e ventilação suficientes, visite o apartamento em diferentes horário do dia, observando as mudanças do sol e do clima.

Instalação hidráulica e elétrica

Ao visitar o imóvel não se pode esquecer de conferir se as instalações hidráulicas e elétricas estão funcionando de forma correta. Teste torneiras, chuveiros, descargas e registros, e analise infiltrações ou vazamentos nas paredes e teto.

Em relação a parte elétrica, observe o estado de conservação das lâmpadas, tomadas e interruptores. Por fim, não se esqueça de testar a campainha, afinal, ela também faz parte do imóvel e deve funcionar corretamente.

Regras do condomínio

Conhecer as regras do condomínio é algo que deve ser feito antes mesmo de resolver mudar-se para aquele imóvel. Durante a visita, fale com moradores, síndicos, porteiros e outros servidores do empreendimento.

Pergunte sobre vagas de garagem, uso de áreas comuns, salões de festas, convivência com animais de estimação, dias de mudança e horários de silêncio. Não guarde dúvidas sobre o local que deseja morar, pois, isso pode trazer grandes problemas e arrependimentos no futuro.

Estas foram as dicas sobre os itens que você deve ficar atento durante a visita ao imóvel que pretende comprar. Observar cada detalhe pode fazer toda diferença na hora de escolher o melhor apartamento para você e sua família.

A Urben conta com uma equipe de profissionais especializados que podem ajudar a encontrar o imóvel ideal para você, auxiliando no momento da visita, orientando-o em relação ao mercado imobiliário, e indicando um apartamento de acordo com seu perfil.

Ficou interessado? Então, entre em contato conosco, estamos prontos para esclarecer suas dúvidas!

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? FALE AGORA
COM UM CONSULTOR E SAIBA COMO FINANCIAR!

CERTIFICADOS DE QUALIDADE QUE A URBEN CONQUISTOU AO LONGO DOS ANOS:

Copyright ® Urben. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DGBZ