As plantas são elementos fundamentais para levar vida e harmonia para qualquer ambiente, de uma maneira fácil e econômica. Elas trazem beleza, frescor e um toque de natureza que pode transformar completamente o seu lar. Além disso, as plantas purificam o ar, aumentam a umidade e seguem o fluxo sonoro, tornando a sua casa mais saudável e acolhedora. 

A decoração com plantas pode ser feita de diversas formas, e neste artigo, vamos dar algumas dicas para você arrasar na decoração do seu apartamento, independentemente do tamanho do espaço. Vamos lá! 

Plantas suspensas 

As plantas suspensas são ideais para quem tem pouco espaço no chão. Elas são penduradas no teto ou na parede, criando um efeito visual interessante e deixando o ambiente mais aconchegante. Entre as opções mais comuns, estão as samambaias, os vasos com cordões, as jiboias e as orquídeas. A dica é escolher plantas que não precisem de muita luz e que sejam fáceis de cuidar. 

Hortas verticais 

As hortas verticais são outra opção interessante para quem quer levar plantas para dentro de casa. Elas ocupam pouco espaço e ainda permitem que você cultive temperos e hortaliças para uso próprio. Você pode criar a sua própria horta vertical com suportes de madeira, paletes ou prateleiras. Só não se esqueça de escolher plantas que sejam adequadas para ambientes internos e que recebam a quantidade necessária de luz e água no local onde forem colocadas. 

Plantas de chão 

As plantas de chão são as mais comuns na decoração de interiores. Elas podem ser usadas em vasos ou jardineiras e são ideais para espaços maiores, como a sala de estar. Entre as opções mais populares, estão as palmeiras, as costelas-de-adão, os lírios da paz e as espadas-de-são-jorge, que são plantas fáceis de cuidar. 

Plantas na sala 

Colocar um vaso com lírios ou antúrios ao lado do sofá, por exemplo, pode fazer uma grande diferença e garantir elegância ao ambiente. Se a sala for mais compacta, uma opção é ter violetas ou suculentas sobre a mesa de canto ou até penduradas em pequenos cachepôs na parede, fazendo uma composição com quadros. A Pacová é uma excelente opção para a sala, pois é uma folha resistente, brilhante e mais grossa, além de se adaptar bem a ambientes internos. 

Plantas no quarto 

Plantas pequenas como mini cactos e suculentas podem ser colocadas sobre móveis de cabeceira ou prateleiras. Já a costela-de-adão é uma planta que se adapta muito bem aos ambientes internos e combina bastante com vasos charmosos e decorações com uma pegada mais rústica. 

Plantas na cozinha 

A cozinha é um dos espaços que mais se beneficiam com a presença de plantas. Além de dar vida e frescor ao ambiente, elas podem ser utilizadas como temperos e ervas aromáticas. Você pode cultivar manjericão, salsa, alecrim, hortelã e outras plantas na janela da cozinha ou em uma horta vertical. Além de serem úteis na cozinha, essas plantas ainda ajudam a manter o ar mais limpo e saudável. 

Plantas no banheiro 

O banheiro é outro espaço que pode ser transformado com a presença de plantas, principalmente as de folhagem verde, como o filodendro e a zamioculca, ideais para esse ambiente, já que não precisam de muita luz e se adaptam bem a ambientes úmidos. Além de embelezar o banheiro, as plantas ainda ajudam a purificar o ar, tornando o ambiente mais agradável e saudável. 

Para aproveitar ao máximo o espaço do banheiro, você pode optar por plantas em vasos suspensos ou em prateleiras, para economizar espaço no chão e nas bancadas. Alguns exemplos de plantas que se adaptam bem a esses tipos de suportes são a samambaia, a hera e a jiboia. 

Os terrários 

Para dar ainda mais vida e personalidade ao seu apê, outra ideia é investir em terrários. Esses pequenos ecossistemas em miniatura são formados por plantas, musgos e pedras, e ficam lindos sobre mesas de centro, prateleiras ou até mesmo átrios em suportes de parede. 

Agora é só colocar em prática! 

Decorar seu apartamento com plantas é uma maneira fácil e acessível de trazer a natureza para o lar, além de diversos benefícios e, claro, muita beleza.  

Com as dicas deste artigo, você já pode escolher as plantas mais adequadas para cada ambiente do seu apê e transformá-lo em um lugar muito mais aconchegante. Lembre-se de cuidar das suas plantas com carinho e atenção, seguindo as orientações de cultivo de cada espécie, para que elas possam crescer e se desenvolver de forma saudável. Com um pouco de dedicação e paciência, você poderá criar um verdadeiro oásis verde dentro da sua casa! 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares e comece a transformar seu apê em um lugar muito melhor. Vale lembrar que as plantas são uma excelente escolha, porque além de melhorar a qualidade do ar, reduzem o estresse. Por isso, escolha as suas preferidas e presenteie o seu cantinho com muita natureza! 

E se precisar de ajuda para encontrar o imóvel ideal para você, entre em contato com a Urben Construtora. Estamos sempre prontos para ajudar! 

Até mais! 

 

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? FALE AGORA
COM UM CONSULTOR E SAIBA COMO FINANCIAR!

CERTIFICADOS DE QUALIDADE QUE A URBEN CONQUISTOU AO LONGO DOS ANOS:

Copyright ® Urben. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DGBZ