10 dicas para fugir do calor sem ar-condicionado

Nos últimos dias o clima mostrou que não está para brincadeiras e a onda de calor atingiu quase todas as regiões do país. Mesmo acostumados com altas temperaturas, uma das características mais conhecidas de Ribeirão Preto, a população não esperava que fosse chegar a 40°C com sensação térmica de 53°C

Apesar de vivermos em um país tropical como o Brasil, não são todas as residências que são equipadas com ar-condicionado, alternativa mais eficaz para amenizar o aumento da temperatura. Por esse motivo, é importante conhecer outras opções eficientes que podem ajudar a diminuir a sensação de calor quando os termômetros subirem. Confira 10 maneiras de se refrescar mesmo sem ar-condicionado!

1. Mantenha o calor lá fora

 Ao contrário do que a maioria imagina, as janelas e cortinas auxiliam a bloquear a entrada excessiva de sol e vento quente. Mantê-las fechadas pode ajudar a evitar que o ambiente fique superaquecido, ajudando a deixar o calor do lado de fora.

2. Prefira roupas de algodão

O algodão permite que o corpo ventile através do tecido de fibra natural. Por isso, deixe de lado roupas de seda, cetim e jeans já que esses tecidos são mais confortáveis em clima ameno. Essa dica também é válida para a roupa de cama. Troque suas fronhas e lençóis pelos de algodão.

3. Aumente a circulação de ar durante a noite

Durante o período da noite, a circulação do ar é maior substituindo o calor por uma brisa fresca. Abra as janelas e deixe o ar ventilar pela casa, refrescando os ambientes e retirando a sensação de abafado do dia. Tente manter esse ar o máximo de tempo que puder, fechando-as novamente pela manhã.

4. Durma com toalhas úmidas

Pode parecer uma ideia estranha, mas essa dica é tão antiga quanto as pirâmides de Gizé. Isso porque os egípcios costumavam lidar com o calor excessivo sem os luxos do ar-condicionado ou ventilador. O truque usado era umedecer toalhas e usá-las como cobertores para resfriar a temperatura corporal.

5. Tome um banho frio

Drible o calor tomando um banho frio com o chuveiro desligado. A corrente de água fria ajuda a diminuir a temperatura do corpo além de retirar o suor excessivo e proporcionar uma sensação agradável de frescor. 

6. Evite aparelhos eletrônicos

Todos os aparelhos eletrônicos acabam liberando calor, mesmo que estejam desligados. Tire-os da tomada pelo máximo de tempo possível, pois, além de diminuir o calor estará economizando energia.

7. Viva em um ambiente arborizado

Não é segredo que os ambientes repletos de árvores e vegetações são mais frescos. Leve isso para sua casa espalhando plantas por todos os ambientes, assim é possível manter o espaço com maior umidade, menor temperatura e aumentar a qualidade de vida. 

8. Troque lâmpadas incandescentes

As lâmpadas quentes (incandescentes) já são substituídas pelas frias (brancas), ou de LED há algum tempo devido à economia e durabilidade. No entanto, essa troca também beneficia a temperatura interna das casas ou apartamentos, já que as incandescentes geram muito mais calor que as outras.

9. Umidifique o ar interno

Para evitar que o calor invada o ambiente e mantenha o ar seco, utilize recipientes com água fresca em cada espaço da casa. Para famílias em que essa alternativa apresenta risco (crianças pequenas podem se afogar), a opção pode ser substituída por toalhas e ou tapetes molhados, espalhando-os pela casa.

10. Abuse de bebidas geladas no calor

A hidratação é fundamental nos dias mais quentes, por isso abuse de bebidas geladas que possam hidratar e refrigerar o corpo quando consumidas. Não fique só na água, você pode se refrescar também com sucos, vitaminas, sorvetes, chás, e até um choppinho gelado.  

Agora você já sabe como fugir do calor excessivo sem ter um ar-condicionado. Coloque as dicas acima em prática e receba o verão com tranquilidade e sem sofrimento! 

Fique por dentro de mais conteúdos como este seguindo nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram!

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? FALE AGORA
COM UM CONSULTOR E SAIBA COMO FINANCIAR!

CERTIFICADOS DE QUALIDADE QUE A URBEN CONQUISTOU AO LONGO DOS ANOS:

Copyright ® Urben. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DGBZ