Apartamento pequeno: saiba decorar com estilo e economia

Cada vez mais comum em grandes cidades, o lançamento de imóveis com menores metragens acaba despertando curiosidade e dúvidas.  Para desenvolver ambientes aconchegantes em um apartamento pequeno otimizando espaço sem perder a qualidade, o design de interiores precisa de algumas adaptações e soluções que sejam práticas e criativas.

Questões como ergonomia, funcionalidade, circulação e conforto devem ser a base para o planejamento da decoração de pequenos espaços. Uma metragem reduzida não deve ser um empecilho para um apartamento cheio de estilo, funcionalidade e economia. Entretanto, sua decoração precisa ser adaptada para que o imóvel fique perfeito. A seguir, confira algumas dicas que vão ajudar a ter um apartamento pequeno decorado, organizado e funcional! 


A tendência do apartamento pequeno

Com as mudanças demográficas, comportamentais e econômicas, grande parte dos consumidores escolheram morar em um apartamento pequeno, seja em um condomínio de apartamentos, ou não. O tamanho da família diminuiu, e o números de brasileiros morando sozinhos aumentou. 

Com isso, os imóveis menores e bem localizados em centros ou bairros em crescimento tornaram-se os favoritos no mercado. Além do mais, a praticidade que um apartamento pequeno proporciona com limpeza e manutenção faz dele uma excelente opção.
 


Dicas de decoração para imóveis pequenos

Mesmo tratando-se de um imóvel com medidas reduzidas, é possível decorá-lo com estilo, personalidade, e funcionalidade. Separamos algumas dicas que funcionam em espaços menores e podem ajudar muito na hora de criar a decoração de um apartamento pequeno.

 

Peças multifuncionais

Uma forma econômica de decorar um apartamento pequeno é investindo em móveis e peças multifuncionais. Empregar o mesmo objeto para opções diferentes de uso ajuda a diminuir a quantidade de peças no ambiente, resultando em espaço livre.

Alguns exemplos que podemos encontrar são camas-baú, com gavetões para armazenagem, mesas de centro que funcionam como revisteiros, armários com bancadas, mesas retráteis, e outros.

 

Espelhos 

Assim como em outros tipos de imóveis, a decoração de apartamento pequeno nos direciona para que móveis, itens decorativos e outros detalhes evidenciem características pessoais e também ressaltem o espaço da melhor maneira.

Um objeto que desenvolve perfeitamente tal função é o espelho. Peça-chave para pequenos ambientes, esse item proporciona sensação de amplitude, aumento na iluminação e leveza, além de dar um toque moderno e sofisticado, combinando com diferentes estilos de decoração.

 

Luminosidade

Para garantir que a luminosidade de um apartamento pequeno seja leve e de aspecto arejado, é importante sempre dar preferência para as fontes naturais de luz, iluminando o espaço de forma sustentável e econômica. No entanto, caso não seja possível, o uso inteligente de iluminação artificial é a solução.

Prefira sempre lâmpadas em tons amarelados para locais específicos e pontuais, como luminárias e abajures. Já em ambientes amplos, prefira as lâmpadas brancas, pois levam a sensação de extensão para o imóvel.

 

Cores claras

Responsáveis por gerar sensação de amplitude, as cores claras são aliadas do apartamento pequeno. Tons neutros e pastéis são a melhor alternativa para paredes, teto e chão, seja em tinta ou revestimento. Deixar as cores escuras para móveis e objetos únicos, é uma opção que também pode auxiliar na percepção do espaço amplo.
 


Prateleiras abertas

Invista em prateleiras para armazenar objetos e utensílios. Esse móvel cria sensação de leveza e espaço ao lado de outros móveis fechados. Para melhorar ainda mais a decoração e criar sensação de extensão, dois ambientes podem ser divididos por uma prateleira vazada, ou então, um espelho aplicado ao fundo. 

 

Ambiente integrado

Uma boa opção de otimizar o espaço conferindo amplitude visual em um apartamento pequeno é eliminando paredes. Se a estrutura permitir, integre os ambientes dividindo-os com móveis, assim como o exemplo acima. 

É possível dividir ambientes como sala de TV e cozinha com um sofá, utilizando o conceito aberto de decoração, e integrar a área de serviço à cozinha delimitando-os com cores diferentes no espaço.

 

Mobília móvel

Para que um apartamento pequeno seja dinâmico, optar por móveis com rodinhas é uma boa forma de facilitar a disposição do mobiliário. Essa dica é ideal para salas pequenas, em que pode-se facilmente retirar mesas de centro ou canto para receber um grupo maior de pessoas, e reposicioná-las quando for possível, sem causar maiores transtornos para o proprietário. 

Você pôde acompanhar algumas dicas de decoração para apartamento pequeno que são essenciais para melhorar a qualidade de vida, levar estilo e conforto para seu imóvel, sem esquecer da economia. 

Gostou destas informações? Então, conheça também as mudanças no programa Minha Casa Minha Vida!

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? FALE AGORA
COM UM CONSULTOR E SAIBA COMO FINANCIAR!

CERTIFICADOS DE QUALIDADE QUE A URBEN CONQUISTOU AO LONGO DOS ANOS:

Copyright ® Urben. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DGBZ