Queda da Taxa Selic: O momento de comprar seu imóvel é agora

Você sabe o que são juros compostos? Está familiarizado com a "Taxa Selic"? Se sua resposta é não para as duas perguntas, não se preocupe, você faz parte da grande maioria dos brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pelo InfoMoney, 99,4% da população não tem ciência do que sejam juros compostos ou taxa de juros. 

A falta deste conhecimento causa grande impacto, influenciando na gestão de finanças e na compra de seu primeiro imóvel, como é o caso da Taxa Selic, que obteve uma queda favorável para que os juros de créditos imobiliários fossem reduzidos. No post a seguir, vamos falar sobre ela, e como sua queda pode fazer deste, o melhor momento para comprar seu imóvel!

O que é Taxa Selic?

A Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a tarifa básica de juros, padrão pelo qual todas as outras taxas cobradas no país se baseiam. Estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), a taxa é usada para concessões feitas entre bancos, e em aplicações realizadas em títulos públicos federais. 

Como forma de frear a inflação, o governo aumenta a taxa básica de juros, consequentemente, a população diminui suas compras, obrigando o mercado a colocar seus preços em queda para não comprometer o consumo. 

Da mesma forma, a redução da Taxa Selic é utilizada para impulsionar o consumo aquecendo a economia, já que, aplicar o dinheiro em produção é mais vantajoso do que deixá-lo rendendo a uma baixa taxa no banco.

Queda da Taxa Selic

No dia 30 de outubro, o COPOM diminuiu os juros básicos da economia (Taxa Selic) de 5,5% para 5% ao ano, percentual mais baixo da história. Em meio a grandes cortes, o índice já apresentou queda de 2 pontos ao ano, e a previsão é de possível baixa de até 4%, em 2020.

Ajudando a reduzir os valores dos juros de empréstimos, a taxa incentiva o consumo para novos investimentos, pois a população passa a ter maior facilidade para adquirir crédito, e assim, aquecer a economia pelo consumo. 

Mesmo que a queda não reflita de forma instantânea nos juros, ela obriga a movimentação das instituições financeiras, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil a reduzirem suas taxas para diversas linhas de crédito.

O que muda com a queda da taxa?

Para aqueles que pensam em solicitar um empréstimo, a queda da Taxa Selic torna-se uma grande vantagem. Os juros cobrados pelos credores diminuem, favorecendo o tomador.

Para quem opta por investimento em renda fixa e títulos do Tesouro Direto, investimentos também atrelados a Taxa Selic, sua queda representa a diminuição do rendimento. Isso não significa que tais investimentos não sejam recomendados, já que sua liquidez e acessibilidade os tornam vantajosos para quem quer começar sem riscos de perder dinheiro. No entanto, o momento traz maiores vantagens para outras formas de investimento, como a compra de um imóvel. 

queda da taxa selic

Por que é o melhor momento para comprar um imóvel?

Se ocorre o aumento da Taxa Selic, ainda que o preço dos imóveis sejam reduzidos, acontecerá um reajuste no valor dos financiamentos aumentando seus encargos. Tratando-se de um bem de alto valor, o imóvel é susceptível ao crédito, e, com seu aumento, poucos terão condições de realizar um financiamento com taxas altas, diminuindo a procura no mercado imobiliário

Contudo, como resultado da queda da Selic, ocorre a diminuição nas taxas de financiamento, ampliando as chances de quem procura adquirir seu primeiro apartamento, e aquecendo o mercado. Mesmo que a oferta não acompanhe a movimentação, poderá ocorrer a valorização dos bens.

O momento é favorável para compras à vista?

Sim, a queda da Taxa Selic é favorável para investidores, para quem precisa realizar um financiamento, e também uma grande vantagem para quem pretende fazer a compra à vista.

Com juros altos, financiamentos e empréstimos terão maiores taxas, assim como as mesmas podem resultar em uma provável redução nos valores por parte de construtoras e proprietários, como forma de estimular as vendas. Isso aumenta as chances de encontrar oportunidades com preços atrativos se sua opção for o pagamento à vista.

A queda da Taxa Selic para 5% ao ano representa uma situação nunca vivida antes, iniciando um novo ciclo imobiliário com as menores taxas já vistas. Sem dúvidas, este é o melhor momento para adquirir um imóvel, favorecendo comprador e também indústria, já que investir em um bem é muito mais vantajoso do que deixar seu dinheiro no banco, rendendo pouco. 

Estas informações foram úteis? Então, confira também o novo financiamento imobiliário com IPCA!

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? FALE AGORA
COM UM CONSULTOR E SAIBA COMO FINANCIAR!

CERTIFICADOS DE QUALIDADE QUE A URBEN CONQUISTOU AO LONGO DOS ANOS:

Copyright ® Urben. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DGBZ