Após finalmente decidir sair do aluguel, comprar um apartamento, procurar o imóvel ideal, e pesquisar sobre a reputação da construtura, chega o momento crucial para essa trajetória, o financiamento imobiliário. Já imaginou se depois de toda essa caminhada, você tiver o crédito reprovado?

Infelizmente, isso pode acontecer. A entrada no financiamento imobiliário é muito importante, e pode resultar na comemoração de uma grande conquista ou na decepção pelo sonho não realizado.

Caso você tenha passado por essa experiência, não desanime. No post de hoje, vamos ajudá-lo a entender como resolver essa situação tão comum para aqueles que buscam comprar um imóvel por meio de financiamento. Confira a seguir, o que fazer quando tiver o crédito reprovado!

Financiamento imobiliário

Antes de mostrarmos como você ainda tem chances após ter o crédito reprovado, vamos compreender melhor o financiamento imobiliário. Esse processo é usado por milhares de brasileiros para efetuar a compra do primeiro imóvel

Realizado pela agência bancária ao futuro proprietário, o empréstimo pode ser feito para até 80% do valor do apartamento que deseja comprar à vista. Desta maneira, o solicitante fica responsável pela entrada de 20% do valor restante.

Algumas construtoras podem facilitar o pagamento do valor, parcelando a entrada durante o período de compra até a entrega das chaves para o comprador. O banco então cobrará juros pelo valor do empréstimo, e as prestações que deverão ser pagas mensalmente serão compostas pela amortização da dívida

O que define o procedimento de parcelas entre crescentes e decrescentes, é o tipo de financiamento escolhido(SAC, Price e Sacre). Atualmente, o programa de financiamento imobiliário que apresenta os menores juros é o Programa Minha Casa Minha Vida, oferecendo prazos para quitação da compra em até 35 anos.

O que fazer ao ter seu crédito reprovado

Contudo, nem sempre é possível obter o empréstimo na primeira tentativa, já que o crédito reprovado pode acontecer por diversos motivos com grande parte dos compradores que não se atentam para tais detalhes.

Para evitar que isso aconteça novamente, é hora de ter calma e avaliar qual o fator responsável por seu crédito reprovado. Use esse momento para rever seu planejamento e contas antes de tentar novamente a obtenção do financiamento. Veja alguns fatores que devem ser reavaliados.

Nome em órgãos de proteção ao crédito

Estar com o nome positivado em algum órgão de proteção ao crédito pode ser motivo de crédito negado. Ao procurar a aprovação para o financiamento, a primeira análise a ser realizada é saber se o solicitante está cadastrado em algum desses órgãos, como SPC e Serasa. 

Se essa foi a razão para a reprova do crédito, negocie o pagamento da dívida com a empresa que motivou o cadastro de seu nome como positivado antes de tentar novamente. Quitando o valor, seu nome estará livre dessa pendência.

Problemas com o INSS ou Receita Federal

Se você alguma vez deixou de entregar a declaração do imposto de renda, saiba que esse também pode ser o motivo de ter o crédito reprovado. Questões que envolvam problemas com o CPF e dívidas ativas devido o atraso de impostos podem dificultar a liberação do financiamento imobiliário.

Identifique o problema procurando o órgão em que está cadastrado e analise a forma mais efetiva de resolvê-lo. Quanto antes solucioná-lo, mais rápido seu nome estará apto para aprovação de crédito.

Cadastro de emitente de cheque sem fundo no Banco Central

Outro grande problema que pode resultar em crédito reprovado é a emissão de cheques sem fundo no nome do solicitante. Nomes atrelados ao Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo (CCF), no Banco Central, são visíveis em qualquer instituição financeira. Para resolver o problema, é preciso negociar o pagamento do saldo em débito com a pessoa a qual foi enviado o cheque sem fundo.

Além dos fatores acima, também podem ter sido motivos para crédito reprovado na solicitação para o financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida, os seguintes:

  • ter recebido benefícios de algum programa habitacional;
  • ter um imóvel;
  • estar cadastrado no Cadastro Nacional de Mutuários;
  • ser arrendatário do Programa de Arrendamento Residencial;
  • ter em seu nome um financiamento de imóvel residencial ou de material de construção em seu nome;
  • estar inscrito no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal;
  • ser empregado na Caixa Econômica Federal ou casado com um.

Após ter o crédito reprovado, o tempo para requisitar a solicitação novamente na mesma agência bancária é de 3 meses. No entanto, o solicitante pode tentar a obtenção em outros bancos.

Para não perder tempo e certificar-se de conseguir a aprovação em sua próxima tentativa, você pode contar com a ajuda de setores voltados para atender as necessidades do cliente, auxiliando-o na requisição de crédito com formas de simplificar os meios burocráticos, como o Urben Fácil.

Este setor da construtora Urben é voltado para ajudar o futuro comprador com toda a documentação, facilitando a aprovação do crédito financeiro, acompanhando suas dificuldades, e desenvolvendo planos para melhorar sua pontuação para a aquisição do financiamento imobiliário.

Depois de ter seu crédito reprovado, é fundamental entender os fatores que podem ter causado essa rejeição para resolvê-los e, tentar o quanto antes uma nova aprovação. Para tornar essa jornada mais fácil e rápida, conte com ajuda especializada, como a Urben Fácil. 

Quer ter mais detalhes para requisitar seu crédito imobiliário? Então, baixe agora nosso Guia rápido com as melhores dicas para ter seu financiamento aprovado

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? FALE AGORA
COM UM CONSULTOR E SAIBA COMO FINANCIAR!

CERTIFICADOS DE QUALIDADE QUE A URBEN CONQUISTOU AO LONGO DOS ANOS:

Copyright ® Urben. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DGBZ