Sair do aluguel e conquistar a casa própria é a meta que muitos querem conquistar. No entanto, por falta de planejamento e conhecimento na área imobiliária, muitos acabam desistindo e continuam vivendo um um imóvel alugado, mesmo lembrando que todo esse dinheiro gasto não proporciona segurança. 

Ter seu próprio apartamento representa muito mais que realização pessoal, possibilita ao casal estabilidade, economia, valorização a longo prazo e um patrimônio. A falta de organização não deve impedir que você conquiste seu sonho de sair do aluguel, por isso, no post de hoje você vai conferir 6 dicas para se planejar e começar a vida a dois com um imóvel próprio. Confira!

1. Defina prioridades antes de sair do aluguel

Antes de agir impulsivamente, o casal deve saber que comprar o primeiro apartamento exige dedicação e planejamento. Para que isso funcione, é importante definir prioridades. Coloque as despesas no papel e procure uma forma de controlar os gasto de ambos.

Separe as contas em fixas e variáveis e perceba quais gastos podem ser evitados. Diminuir as saídas aos finais de semana, dar preferência em formas de lazer gratuito, economizar no combustível, tudo conta na hora de poupar. São as pequenas despesas que levam seu dinheiro embora sem que você perceba.

2. Economizem juntos

Comprar o apartamento novo com a renda de apenas um dos parceiros torna o investimento um pouco mais difícil. Unir os ganhos é a melhor alternativa para realizar o sonho de sair do aluguel e também resolver imprevistos que podem comprometer o pagamento das futuras parcelas.

Uma forma de organizar melhor as finanças do casal é abrir uma conta conjunta, ou até mesmo uma poupança. Desta forma, os dois contribuem com parte de suas rendas para a entrada do imóvel. O ideal é ter pelo menos 20% do valor do apartamento no momento de concretizar a compra. 

Mesmo com pouco dinheiro guardado, ainda é possível comprar o imóvel, de acordo com a renda que o casal puder comprovar junto para um financiamento. O ideal é avaliar junto a um corretor se a renda do comprador, ou mesmo do casal, permite a aprovação de um financiamento de 80% do valor do imóvel. 

Assim, os 20% da entrada podem ser parcelados pela construtora, como forma de facilitar a compra. Não se esqueça que o uso do FGTS (Fundo de Garantia por tempo de Serviço) é outra possibilidade para dar entrada no bem.

3. Use o FGTS

Esse incentivo do governo é outra forma de tornar possível a compra de seu apartamento e sair do aluguel. O FGTS pode ser utilizado como parte da entrada do imóvel, desde que o comprador tenha mais de 36 meses acumulados de registro em carteira. Como em todo processo de compra de seu imóvel, é fundamental planejar a utilização do FGTS e pesquisar antes sobre as possibilidades à sua disposição. 

4. Considere os custos

Antes de iniciar um financiamento para adquirir o imóvel de suas vidas, o casal deve considerar os custos relacionados nessa compra. É preciso observar que, além do valor do apartamento, existem despesas com documentação, decoração, mudança, energia, água, gás, condomínio, e outros. Antecipando-se em relação a esses gastos, é possível planejá-los e economizar em compras supérfluas ou desnecessárias para cobri-los.

5. Pesquise formas de financiamento

Para ajudar aqueles que estão iniciando uma vida juntos e querem sair do aluguel, o mercado oferece diversas possibilidades de financiamento de imóvel, sendo necessário somente pesquisar a melhor alternativa para o perfil do casal.

Pode-se realizar um consórcio, aderir ao novo financiamento imobiliário com IPCA,  programa Minha Casa Minha Vida, ao Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH), ou ainda financiar o imóvel diretamente com a construtora.

Os sites de bancos como a Caixa Econômica Federal concede a simulação para descobrir como seria o financiamento caso a compra do apartamento fosse hoje, ajudando o casal a conhecer as prestações e encaixá-las em seu orçamento. O mesmo pode ser feito também em algumas construturas

Que tal descobrir agora qual é o seu imóvel ideal? Faça agora sua simulação!

6. Mantenha os pagamentos em dia

A dica final é fundamental não só para casais, mas para qualquer comprador: tenha certeza que vai poder arcar com os custos da compra do apartamento enquanto ainda residir em um imóvel de aluguel.

Ter conhecimento de suas obrigações financeiras é importante para realizar um planejamento e evitar que o sonho de sair do aluguel acabe se tornando um pesadelo de dívidas. Investir em um imóvel é adquirir um patrimônio que trará segurança, independência, realização e uma futura fonte de renda para o casal, e não de despesas. 

Conhecendo as 6 dicas para sair do aluguel você já pode começar a planejar sua vida em família e também a compra do imóvel dos seus sonhos.

Gostou deste artigo? Quer conquistar o sonho de comprar seu apartamento? Então, curta nossa página no Facebook pra acompanhar mais conteúdos e ficar por dentro das novidades.

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? FALE AGORA
COM UM CONSULTOR E SAIBA COMO FINANCIAR!

CERTIFICADOS DE QUALIDADE QUE A URBEN CONQUISTOU AO LONGO DOS ANOS:

Copyright ® Urben. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DGBZ