O que perguntar para o corretor de imóveis antes da compra?

A compra de um apartamento próprio é um dos momentos mais importantes na vida do proprietário, significando independência, segurança e responsabilidade. Por esse motivo, é normal ter inúmeras dúvidas antes de fechar negócio. Para evitar aborrecimentos ou prejuízos no futuro, é muito importante esclarecer todas estas questões com o corretor de imóveis.

Quanto mais organizado o processo de compra, maiores as chances de tudo sair de forma satisfatória, levando alegria e conforto a você e sua família. Para garantir que tudo dê certo na hora de fechar negócio, no post de hoje, reunimos as principais dúvidas que surgem na fase de compra do novo apartamento para que você possa esclarecê-las com seu corretor de imóveis. Acompanhe!

Qual o perfil do bairro?

Informe-se sobre o bairro em que o imóvel que você deseja adquirir está localizado. Descubra se o perfil dessa área é residencial ou comercial. Bairros residenciais, com maior concentração de imóveis para morar costumam oferecer tranquilidade e qualidade de vida aos moradores.

Qual a valorização da região?

Negociar um imóvel em uma área afastada e sem infraestrutura pode não ser a melhor escolha. Optar por bairros com boas opções de comércios e desenvolvimento é garantia de valorização para seu novo apartamento. 

Pergunte ao corretor de imóveis sobre o valor dos imóveis nessa proximidade, sobre opções de lazer, oferta de transporte público, existência de correios, bancos, hospitais, supermercados e outros empreendimentos que valorizem a região e o bairro.

Fique atento também para o que pode não só desvalorizar o imóvel, mas também se tornar um incômodo para a tranquilidade de seu lar. Observe a proximidade de fábricas, aeroportos, boates, tudo que cause poluição, seja ela atmosférica ou sonora. Essa questão é muito importante para quem vai investir em seu primeiro imóvel

Quais as condições de pagamento?

As condições de pagamento do novo apartamento podem variar de acordo com a empresa. Alguns imóveis consideram somente o pagamento à vista. No entanto, muitas construtoras aceitam financiamento, podendo até facilitar a entrada e parcelas para os compradores. 

Lembre-se sempre que, para fechar um bom negócio, é ideal que as formas de pagamento estejam de acordo com suas condições financeiras no momento da compra, e também durante o acerto de todas as parcelas. 

Quais as facilidades de financiamento?

Algumas construtoras apresentam programas de financiamento que facilitam a compra do primeiro apartamento. Veja com o corretor de imóveis se o empreendimento proporciona algum programa que auxilie na aprovação do seu financiamento.

A documentação do imóvel está em ordem?

Em uma negociação imobiliária é comum se deparar com imóveis muito abaixo do valor de mercado. Por isso, é preciso avaliar se o mesmo consta em algum inventário, se possui averbação e se foi registrado em cartório.

Pergunte ao corretor de imóveis sobre esses detalhes para verificar possíveis alterações ocorridas no imóvel e em seu registro, assim, você poderá fazer um investimento com segurança. Peça também comprovantes de pagamento de impostos e taxas condominiais. 

O imóvel é adequado para sua família?

Se você está procurando um apartamento para morar com sua família ou pretende aumentá-la no futuro, é importante questionar se o empreendimento possui estrutura adequada para todos.

Avalie o número de quartos, o espaço entre as comodidades e áreas comuns que proporcionem lazer para todos os moradores, como brinquedoteca, área gourmet, lounge, playground, salões de festa, e outros. 

A localização é outro fator importante aqui. Seu futuro apartamento é perto de escolas, clubes, postos de saúde? Qual a distância entre o imóvel e seu local de trabalho? Tudo isso influencia na comodidade e otimização de tempo. 

Qual o valor do condomínio?

Não é somente com o valor do imóvel que você deve se preocupar. Ao cogitar comprar um apartamento, é preciso perguntar sobre o custo médio do condomínio, assim você poderá avaliar se o imóvel caberá no seu bolso, sem surpresas no futuro.

Quais outras taxas além do condomínio?

Além do valor do condomínio, o comprador que deseja adquirir um apartamento deverá arcar com despesas extras. Pergunte ao corretor de imóveis se estará incluso nesse valor o rateio de água, gás, ou outros serviços compartilhados. Não se esqueça também do valor do IPTU e outras despesas relacionadas à compra e transferência do bem para seu nome, como ITBI, registro de imóvel, e outros.

O imóvel precisa de reformas?

Antes de fechar negócio, visite o apartamento mais de uma vez, pergunte sobre o acabamento realizado, e se informe sobre possíveis reformas, caso o imóvel seja usado. Lembre-se que você será o responsável por arcar com todas essas despesas.

Sabendo o que perguntar para o corretor de imóveis antes de fechar negócio, você se sentirá mais seguro e certo de que estará realizando uma boa compra. Anote as questões acima e não deixe de utilizá-las no momento da negociação. Assim, seu corretor poderá ajudar a escolher o melhor para você e sua família.

Gostou destas informações? Então, veja também como fazer um bom negócio com imóvel na planta!

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? FALE AGORA
COM UM CONSULTOR E SAIBA COMO FINANCIAR!

CERTIFICADOS DE QUALIDADE QUE A URBEN CONQUISTOU AO LONGO DOS ANOS:

Copyright ® Urben. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DGBZ