Conheça o bairro Ipiranga: área de tradição e crescimento

A cidade de Ribeirão Preto permite ao morador viver em um ambientes repleto de empresas, indústrias, boas opções de estudo, lazer e moradia. O bairro Ipiranga, um dos mais conhecidos por sua tradição e história, tem se tornado uma grande escolha para profissionais e famílias que procuram por casas e apartamentos acessíveis. 

Isso porque o Ipiranga acompanhou o crescimento do município e continua seu desenvolvimento em amplos setores, com evolução no comércio, boa localização, infraestrutura, opções de lazer e melhora na qualidade de vida de seus moradores.

A seguir, conheça um pouco mais sobre o bairro Ipiranga e entenda porque ele se tornou a escolha de grandes investidores e empresas, como a Urben. Confira!

 

Tradição e valor cultural do bairro Ipiranga

O surgimento do bairro se deu em meio a chegada de imigrantes italianos que, em busca de oportunidades nas grandes lavouras de café, encontravam no Ipiranga um lugar para se instalar com suas famílias. Nos dias de hoje, ainda pode-se presenciar durante um passeio tranquilo um dos marcos do bairro naquela época: o Barracão, antiga estação de trem desativada por onde chegavam os imigrantes.

A região hoje conhecida como bairro Ipiranga (e uma parte dos Campos Elísios) tornou-se no período colonial o núcleo Antônio Prado, lugar em que lotes eram vendidos aos imigrantes para que tivessem suas próprias chácaras. Assim, além do cultivo da agricultura, era possível aos moradores da época a formação de pequenos negócios, como fábricas de cerveja, sabão, móveis e olarias.

A região pôde desenvolver grande valor cultural devido à miscigenação presente. Pertenceram a ela desde um time de futebol de imigrantes italianos com o nome do bairro, até uma das maiores escolas de Samba da cidade. A Academia de Samba do Ipiranga foi formada por uma das grandes influências do samba no bairro na década de 50, o sambista Oscar Cardoso de Oliveira. 

 

 

Desenvolvimento do bairro

Em virtude de sua tradição, outros novos bairros surgiram e acabaram levando maior destaque que o Ipiranga. Ainda assim, a região cresceu e se desenvolveu, tornando-se orgulho para muitos dos antigos moradores que ainda vivem naquela área e são parte de sua história.

Mesmo com suas raízes ligadas a tradição, o bairro Ipiranga progrediu, deixando a vista de moradores e visitantes o encontro de estilo clássico e moderno, na arquitetura e também em outros aspectos.

O desenvolvimento e modernização gerou crescimento em áreas como comércio, serviços, lazer e segurança. Nele, pode-se encontrar atualmente boa infraestrutura, conforto e também desenvolvimento social, motivos que têm sido a atração de empresas e construtoras — como a Urben — para a região. O investimento de novos empreendimentos no bairro Ipiranga, auxilia ainda mais em seu desenvolvimento, gerando valorização dos imóveis na região.

 

Porque escolher o bairro Ipiranga

Ao escolher seu imóvel próprio, algumas questões devem ser consideradas no período de decisão. Fatores como infraestrutura, comércio, localização, lazer, formas de pagamento e afins, devem ser avaliados antes de sair do aluguel. Confira os motivos pelos quais a Urben, uma empresa há 9 anos com empreendimentos de sucesso no mercado escolheu o bairro Ipiranga para investir.

 

Localização 

Localizado na região norte, o Ipiranga fica a menos de 4 km de distância dos Campos Elísios, quase 10 minutos do centro da cidade, e 13 minutos de carro do Mercado Municipal, grande tradição da cidade de Ribeirão Preto. 

Conta com serviços de transporte escolar e público, facilitando o deslocamento de moradores e prestadores de serviços. A chegada de novos empreendimentos contribui ainda mais para a melhora desses serviços assim como da segurança, comércio e infraestrutura. 

 

Serviços básicos próximos

O bairro está próximo a serviços como unidades básicas de saúde, hospitais, escolas, mercados, farmácias, bancos, postos de combustível, e outros, garantindo o bem-estar e segurança da família de seus moradores.

 

 

Comércio ampliado

O Ipiranga conta com grande desenvolvimento na área de comércios, fator que contribui para a autossuficiência do bairro, e evita a necessidade do morador deslocar-se da área sempre que precisar ir até açougues, supermercados, padarias, salões de beleza, casas lotéricas e outros.

 

Opções de lazer

Parte importante na rotina de uma família, as opções de lazer também devem ser analisadas no período de escolha do imóvel. No bairro Ipiranga e em suas proximidades estão localizados parques e áreas verdes, ideais para contribuir com boa qualidade de vida dos moradores.

A arborização permite uma atmosfera saudável e momentos de tranquilidade e divertimento em família, como brincadeiras, piqueniques, passeios e prática de esportes. O Ipiranga conta também com vários estilos de entretenimento como lanchonetes, pubs, espetarias, pizzarias, e restaurantes de culinárias variadas.

 

 

Aumento na valorização dos imóveis

A abertura de novos empreendimentos no bairro Ipiranga e o crescimento na infraestrutura, transportes, comércio, e empresas influencia diretamente na valorização dos imóveis da região. O contraste da tradição de prédios clássicos com a modernização, faz do Ipiranga um bairro funcional, cheio de beleza e valor, tornando suas propriedades e imóveis, grandes investimentos para o futuro.

Conhecendo um pouco mais sobre o bairro Ipiranga você pôde entender porque a região é uma grande promessa de crescimento e valorização, e escolha para novas moradias da Urben em Ribeirão Preto.  

Quer saber mais sobre o bairro e seus empreendimentos? Então, faça uma consultoria gratuita e veja tudo o que precisa para conquistar seu imóvel próprio no Ipiranga! 

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? FALE AGORA
COM UM CONSULTOR E SAIBA COMO FINANCIAR!

CERTIFICADOS DE QUALIDADE QUE A URBEN CONQUISTOU AO LONGO DOS ANOS:

Copyright ® Urben. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por DGBZ